22 de julho – Sexta-feira
1ª Sessão, 16h30 - 17h21 (51 minutos)
O Celaticomus | Dir. Marcelo Tanure / Animação / 2020 / Minas Gerais / 17’
Jeremias vive tranquilamente em seu pântano se divertindo ao assistir filmes em sua velha TV. Além desse prazer, ele tem o hobby de colecionar livros. Jeremias não sabe ler, mas gosta dos desenhos das capas de seus livros. Certo dia um desses livros desaparece e o personagem acredita que o responsável é um terrível monstro que veio de Júpiter.
Fome | Dir. Felipe Fré / Ficção / 2019 / São Paulo / 17’
Num pequeno vilarejo rural, Lia vence dragões montada em sua vassoura enquanto sua mãe, Fátima, cozinha para vencer a fome de mais um dia que chega ao fim. Quando uma dupla de saltimbancos chega ao vilarejo, um evento inesperado faz com que mãe e filha compreendam que a fome é um conceito que pode se estender para além do corpo.
O Poeta do Barro Vermelho | Dir. Matheus Nobre / Animação / 2019 / Alagoas / 6’
Neste sarau animado, o ativista ambiental Toinho Pescador recita seus versos e nos conta um pouco sobre sua história e de sua cidade, ambas fortemente ligadas ao Rio São Francisco. Através de suas percepções do quê e de como as coisas mudaram, vemos um contraste entre passado e presente e somos alertados sobre os desafios que o rio encara nos dias de hoje.
Fermento | Dir. Carlos Eduardo Ceccon / Ficção / 2020 / Santa Catarina / 11’
O curta se passa em 1999, no sul do Brasil. Restando poucos minutos para o início de uma partida de futebol, duas crianças partem numa jornada repleta de adversidades para conseguirem assistir o jogo.
2ª Sessão, 17h30 - 18h18 (48 minutos)
O menino leão e a menina coruja | Dir. Renam Montenegro / Ficção / 2017 / Distrito Federal / 16’
Esse é o universo das pessoas-animais, seres que misturam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, eles precisam estudar na Escola Filhote Selvagem, um lugar onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.
Osiba Kangamuke - Vamos lá, criançada | Dir. Haya Kalapalo, Tawana Kalapalo, Thomaz Pedro e Veronica Monachini de Carvalho / Documentário / 2016 / Mato Grosso / 20’ (Legendas em português)
Produção coletiva entre cineastas indígenas, não-indígenas e antropólogos. O curta é resultado de uma oficina realizada com as crianças Kalapalo, que participaram não só na frente das câmeras, como de todo o processo de gravação. Da escola, onde aprendem o português, até os rituais e a luta ikindene, os pequenos Kalapalo apresentam as tradições a partir de sua própria perspectiva.
Sh’hab | Dir. Amal Al-Muftah / Ficção / 2018 / Qatar / 13’ (Legendas em português)
Ao ouvir um mito sobre estrelas cadentes, a curiosidade de uma jovem é despertada. Quando a noite cai na aldeia de AlWakrah, ela sai no barco de seu pai com a ajuda de seu irmão mais velho para perseguir os cometas lendários.